Aconteceu no sábado (06/04), a 11ª Caminhada Pela Inclusão, um projeto realizado pela Casa Joana, em Anápolis (GO) e que contou mais uma vez com a presença do deputado Amilton Filho (MDB). O objetivo da ação foi conscientizar as pessoas sobre o autismo e a síndrome de Down, mostrando que essas pessoas merecem respeito e inclusão na sociedade.
"Entendemos que a luta é abrangente. Não podemos falar sobre a causa autista sem abordar também a necessidade de ampliação dos direitos das pessoas com deficiência", ressaltou Amilton. A caminhada contou com a presença de pais, amigos, alunos da Escola Maria Montessori e representantes de entidades e ONGs anapolinas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Casa Joana.
Luta pelos portadores do autismo
O mandato do deputado é marcado pela defesa da inclusão no Estado, especialmente em relação à causa autista. Já está em processo de sanção pelo governador Ronaldo Caiado uma Lei que visa substituir o som da sirene por sinais musicais mais tranquilos, visando evitar o desconforto desses alunos.
"Estamos construindo juntos uma cidade e um estado que priorizam a inclusão! Podem sempre contar comigo nesta luta!", reforça o deputado.
Além disso o parlamentar já enviou equerimento ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), solicitando uma política de suporte e inclusão às pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) no ato de atendimento na rede estadual de saúde.
O requerimento destaca que, dentro da possibilidade técnica e jurídica, sejam disponibilizados ambientes apropriados em toda a rede com atendimentos especializados a esse público, incluindo salas adaptadas e sensoriais. "Essa atenção por pessoas capacitadas é um direito do autista e isso precisa ser preservado e garantido. Oferecê-lo é um dever do Estado," destaca Amilton.
Equipe de Comunicação
Amilton Filho – Deputado Estadual